Semana Republicana I: A Toponímia e a República







A Instauração da República significou para a toponímia das vilas e cidades portuguesas, isto é , os nomes das ruas, também, uma grande revolução. A nível nacional encontramos, um pouco por todo o lado referências toponímicas a datas, acontecimentos, personalidades, ligados à 1ª República. Também a nossa região, Almeida e Vilar Formoso, em concreto, não escaparam a esta tendência.
Mas, também, permaneceram alguns nomes (topónimos) dos últimos tempos da Monarquia.

Em Almeida encontramos os seguintes topónimos:

- Rua Combatentes Mortos Pela Pátria, clara alusão à participação dos soldados portugueses ao serviço da República, durante a 1.ª Grande Guerra (1914-1918);


- Rua Dr. Ginestal Machado,
advogado, professor liceal, deputado, Ministro da Instrução Pública e Presidente do Conselho de Ministros (Primeiro-Ministro) durante a Primeira República Portuguesa, entre outras funções;

- Rua Conselheiro Hintze Ribeiro, advogado, político de origem açoriana, distinto parlamentar e par do Reino, Procurador-Geral da Coroa, Ministro das Obras Públicas, das Finanças e dos Negócios Estrangeiros, líder incontestado do Partido Regenerador e Presidente do Conselho de Ministros três vezes, sendo um dos líderes mais destacados da política nacional e tendo participado em alguns debates parlamentares atacando a política do seu ex-correlegionário João Franco;

- Rua Joaquim Carvalho dos Santos, nascido em Almeida, republicano, democrata e presidente da Assembleia da República;


- Praça da República;


Em Vilar Formoso encontramos, também, a Avenida Dos Combatentes e a Rua e Travessa Gago Coutinho, como um pouco por todo o distrito, que realizou a 1.ª travessia aérea do Atlântico Sul – Lisboa/Rio de Janeiro -, juntamente com Sacadura Cabral.


Na cidade da Guarda, capital de distrito, encontram-se as seguintes referências à República: Rua 31 de Janeiro; Rua 5 de Outubro; Avenida Dr. Afonso Costa; Rua Dr.ª Carolina Beatriz Ângelo; Rua Dr. Manuel de Arriaga; Rua Paralela à Rua 5 de Outubro; Rua da República.

Por todo o distrito há uma vasta toponímia relacionada com a República e, também, com a Monarquia:

- No Concelho do Sabugal encontramos a Rua Dr. António José de Almeida, a Praça da República e a Rua Teófilo Braga, para além do Rua D. Carlos I;

- Em Vila Nova de Foz Côa encontra-se a Rua Combatentes da Grande Guerra;

- Em Manteigas estamos perante a Rua Dr. Afonso Costa;

- Em Seia podemos ver a Avenida Dr. Afonso Costa e a Esplanada Combatentes da Grande Guerra, em Seia;

- Em Gouveia vê-se a Rua 5 de Outubro;

- Em Celorico da Beira conseguimos ver a Rua 31 de Janeiro, Largo e Rua 5 de Outubro e a Praça da República;

- Em Aguiar da Beira a Avenida 5 de Outubro;


- Em Meda a Rua 5 de Outubro;


- Em Pinhel encontra-se o Jardim 5 de Outubro, o Largo Combatentes da Grande Guerra, a Rua Guerra Junqueiro, Rua Dr. Manuel de Arriaga e Rua e Travessa Teófilo de Braga.







Mas, este tema da toponímia republicana, faz-nos reflectir sobre a seguinte questão: o concelho de Almeida tem uma dívida para com um dos revolucionários e activista da República, o Major Afonso Pala, nascido em Malhada Sorda. Bom seria que, quem de direito, se ocupasse, no ano do Centenário da República, de homenagear esta individualidade atribuindo a algumas artérias do Concelho, nomeadamente em Almeida e Malhada Sorda, o seu nome.

Neste ano em que se comemora o Centenário da República, teremos aqui um espaço para a República em que iremos escrever com regularidade. Esse espaço chamar-se-á “Semana Republicana”.

0 Response to "Semana Republicana I: A Toponímia e a República"