A Linha da Beira Alta

Cumpriram-se 125 anos sobre a inauguração da Linha da Beira Alta (BA) em Agosto de 2007.
O desenvolvimento de Vilar Formoso, quer a nível urbano, quer económico e social está, intimamente, ligado ao lançamento da Linha da Beira Alta, iniciada em 1878, por uma Companhia Francesa e inaugurada em 3 de Agosto de 1882. Nessa data a família real fez a viagem inaugural, da Figueira da Foz a Vilar Formoso, onde houve recepção em ambiente festivo e almoço apenas no dia 5 de Agosto.
Segundo a fonte “Apontamentos para a História dos Caminhos de Ferro Portuguezes” de Frederico Pimentel (1892), esta linha tinha 27 estações e apeadeiros, sendo a estação terminal Vilar Formoso, classificada de 2ª classe.
Inúmeras obras de arte foram construídas a par da linha ferroviária, entre elas pontes e viadutos tanto de alvenaria como de tabuleiro metálico, além de muitas outras obras menores (aquedutos, passagens superiores e inferiores).
A primitiva ponte ferroviária sobre o rio Côa tinha tabuleiro metálico, com 5 tramos; apresentava três vãos centrais de 45,5 m e os dois vãos das margens com 35 m cada. Esta ponte era uma imponente obra de arquitectura do ferro, que superava o vale encaixado do rio, numa distância entre margens superior a 200 m. Na década de 30 do século XX, esta ponte metálica foi desmantelada, para dar lugar a uma ponte de
alvenaria, a qual foi construída a montante da velha estrutura. Esta nova obra deve estar associada ao aumento acentuado do movimento de comboios de mercadorias e de passageiros no tráfego da linha da BA. Porém, é curioso constatar que a memória da antiga ponte persiste ainda entre os locais, que chamam “ponte de ferro” à ponte de alvenaria, de construção mais recente, como referimos antes, a qual continua hoje a ser
utilizada.
De notar que esta linha da BA foi sempre considerada pelos seus contemporâneos como uma das mais importantes que o país tinha de realizar, pois, ela encurtava a distância para o Norte de Espanha e Centro da Europa. Por essa razão desde 1895 o Sud-Express passa a utilizar a nova linha da Beira Alta até Vilar Formoso, o que encurtou em 196Km o trajecto Lisboa/Paris.

Carlos Teles e Isabel Magalhães/OHA






Pontes ferroviárias sobre o Rio Côa : Ponte de “ferro”(séc.XIX) e ponte de alvenaria (séc.XX), nas proximidades de Castelo Mendo/Paraizal (margem esquerda) e Malhada Sorda/Freineda (margem direita).
[Imagem do arquivo do Reitor José Pinto, datada de c. 1930]

2 Response to "A Linha da Beira Alta"

  1. Anônimo Says:
    6 de maio de 2010 às 20:01

    Olá Isabel e Carlos. Curioso encontrar-vos desta forma (A Net possibilita tudo...) Recordo com muita saudade os bons velhos tempos de Aljustrel!Deixo a hipotese de nos encontrarmos um dia destes (afinal nao estamos longe!) e o meu mail
    (melo-joaquim@hotmail.com). Peço desculpa por utilizar este espaço para vos contactar mas não encontrei outra!!!
    Quim

  2. ze joaquim Says:
    3 de junho de 2020 às 10:18

    ola gostaria de ter mais imagens da ponte pela qual tenho muito carinho e afeição, a qual atravessei tantas vezes, esta mesma que minha mae viu constroir e destruir a ponte em ferrose tiver fotos da de ferro. ficarria muito grato. deixo aqui o meu endereço ze.joaquim@sapo.pt