Escola EB 2,3/S de Vilar Formoso ganha prémio internacional (2006/2007)








Nos passados dias 23 e 24 de Março, os alunos que frequentam a Oficina de História e Arqueologia, bem como alguns dos que estudam a Língua de nuestros hermanos, fizeram uma visita cultural à capital do país vizinho.
O dia 23 foi dedicado à visita ao Museu Nacional de Arqueologia, onde se puderam ver maquetas que reproduziam locais pré-históricos, objectos domésticos e utensílios utilizados na caça e na pesca, bem como adereços usados pelas mulheres, por uma questão de beleza, e pelos homens, por uma questão de estatuto social, já para não falar das “múmias mortas” em que alguns tropeçaram.
Depois de um piquenique/almoço partilhado, os ilustres visitantes registaram impressões agradáveis sobre a Estação de Atocha, onde ocorreram os malogrados atentados de Madrid a 11 de Março de 2005, e sobre o Museu Reina Sofia. Neste último, observou-se com atenção o famoso quadro de Pablo Picasso, GUERNICA, do qual se recolheram sensações fantásticas, e fizeram-se comentários interessantes a outros quadros de pintura abstracta expostos.
Depois, percorreram-se as calles de Madrid (caso para perguntar “De onde vem tanta gente???”) e recolhemos aos aposentos na Pousada de Casa de Campo. Os alunos fizeram uma jura em passar uma noite bastante desportiva, facto que realmente levaram a cabo!!!
O dia seguinte foi dedicado à “loucura total”: visitou-se o Parque de Diversões da Warner Brothers (ou da Warner Bros, como diziam os alunos que queriam mostrar que percebiam muito de Inglês!). Os mais corajosos viveram aventuras inesquecíveis e os outros … assistiram.
Acompanhados pelo hino elaborado pelo professor Hélder Martinho e fotografados e filmados nos momentos mais importantes dos dias, os alunos regressaram com a ideia de que a aprendizagem feita fora da escola contribui muito para o enriquecimento social, cultural e gastronómico de cada um dos participantes.
A visita foi toda feita em hora espanhola, facto que contribuiu para uma grande confusão nas horas marcadas para os encontros. Ah! Ah!

Os alunos

Depois de dois dias de uma viagem inesquecível a Madrid e de todo o trabalho que a antecedeu, todos estávamos felizes e contentes porque achávamos que para nós já tínhamos ganho um prémio. Mas ansiosamente aguardámos a decisão de um júri formado por um representante do Ministério da Educação, um representante da Ass. de Professores de Espanhol, um representante do Instituto Cervantes em Lisboa, um professor de uma Universidade Portuguesa com estudos de Espanhol e a assessora da “Consejería de Educación” da Embaixada de Espanha em Lisboa, que avaliasse com rigor e justiça o nosso projecto, candidato ao IV Prémio “Pilar Moreno”.
Dia 24 de Maio, foi-nos comunicado que a nossa escola tinha ganho o primeiro prémio no valor de 4.000€. Foi-nos dito que o júri tinha escolhido o nosso projecto pelo seu valor e que estava “verdadeiramente original”.
Para alegria de todos quantos participámos e nos empenhámos neste projecto, consideramos que foi feita justiça.
A nossa escola tem capacidades e alunos que sabem corresponder ao que lhes é pedido. A todos obrigado por acreditarem e trabalharem para que pudéssemos ganhar.
O prémio é de toda a Escola porque a Nossa Escola merece.

Os professores

0 Response to "Escola EB 2,3/S de Vilar Formoso ganha prémio internacional (2006/2007)"