Notícia online, edição de 24-12-2009.
SECÇÃO: Cultura
Exposição “A minha escola adopta: um Museu, um Palácio, um Monumento…”
Estão em exposição no Museu da Guarda, desde 5 de Dezembro e até 17 de Janeiro de 2010, os trabalhos vencedores do concurso escolar “A minha escola adopta: um museu, um palácio, um monumento…”, no qual a Escola Básica 2/3 e Secundária de Vilar Formoso foi distinguida com dois primeiros prémios.
Este concurso, promovido conjuntamente pelo Ministério da Educação, através da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, e pelo Ministério da Cultura, através do Instituto dos Museus e da Conservação e do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, teve como objectivo estimular o conhecimento dos museus, palácios e monumentos e sensibilizar para a conservação, protecção e valorização do património cultural português.
Os trabalhos dos alunos do 2º ciclo e do 3º ciclo da referida escola, ambos na categoria “Multimédia”, tiveram por base as duas espadas da Idade do Bronze expostas no Museu da Guarda, provenientes de Castelo Bom (Almeida) e Vilar Maior (Sabugal), datadas de 1600-1200 a. C. e 900 a.C., respectivamente, que testemunham a presença humana e a evolução das realidades sócio-culturais na região.
O reconhecimento da importância dos museus na compreensão da História de um povo e, mais especificamente, da importância estratégica do Museu da Guarda no contexto da história da região motivou os docentes orientadores dos trabalhos vencedores a adoptá-lo e a seleccionar os artefactos referidos.
Os trabalhos dos alunos vencedores (Ana Baptista, André Pinto, Miguel Pinto, João Fabião e Bruno Neto, do 2º ciclo, e Paulo Seixas, Rodrigo Teles, Marco Afonso e Pedro Araújo, do 3º ciclo) foram orientados pelos professores Carlos Teles e Isabel de Magalhães, respectivamente.
No referido concurso participaram 61 escolas do Continente e Madeira, tendo-se registado o envolvimento de 102 professores.
Os trabalhos concorrentes situaram-se no domínio das Artes Plásticas (70), Multimédia (56), Texto (31), Vídeo (18), Fotografia (13) e Artes Performativas (11), tendo os premiados sido alvo de uma exposição inaugurada no Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, a que se segue agora uma itinerância por outros museus.
Pela criatividade, interesse, beleza e elevada qualidade dos trabalhos vencedores, o Museu da Guarda recomenda vivamente uma visita à exposição por parte de professores e alunos de todos os níveis de ensino, para além do público em geral.
A exposição tem entrada gratuita.
SECÇÃO: Cultura
Museu mostra trabalhos premiados
No concurso escolar “A minha escola adopta: um museu, um palácio, um monumento…”
O Museu da Guarda tem patente até 17 de Janeiro os trabalhos vencedores do concurso escolar “A minha escola adopta: um museu, um palácio, um monumento…”, no qual a Escola Básica 2/3 e Secundária de Vilar Formoso conquistou dois primeiros prémios.
Os seus trabalhos, ambos na categoria “Multimédia”, tiveram por base as duas espadas da Idade do Bronze expostas no Museu da Guarda, provenientes de Castelo Bom (Almeida) e Vilar Maior (Sabugal), datadas de 1600-1200 a. C. e 900 a.C., respectivamente, que testemunham a presença humana e a evolução das realidades sócio-culturais na região. Os vencedores do 2º ciclo foram Ana Baptista, André Pinto, Miguel Pinto, João Fabião e Bruno Neto, enquanto Paulo Seixas, Rodrigo Teles, Marco Afonso e Pedro Araújo vencerão na categoria 3º ciclo. Os grupos foram orientados pelos professores Carlos Teles e Isabel de Magalhães, respectivamente.
O concurso foi promovido pela Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, Instituto dos Museus e da Conservação e do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico com o objectivo de estimular o conhecimento dos museus, palácios e monumentos e sensibilizar para a conservação, protecção e valorização do património cultural português. Participaram 61 escolas do continente e Madeira, sendo que os trabalhos concorrentes são do domínio das artes plásticas (70), multimédia (56), texto (31), vídeo (18), fotografia (13) e artes performativas (11). A entrada é gratuita.
7 de janeiro de 2010 às 15:49
Vitor Almeida
parabéns, bom trabalho... um abraço
8 de janeiro de 2010 às 22:42
É muito bom o trabalho que têm desenvolvido! Continuem. Um abraço. António Filipe
27 de janeiro de 2010 às 13:09
Obrigado pelo incentivo e pela visita!
27 de janeiro de 2010 às 13:31
Seria interessante fazerem um link à página da rtp onde se pode seguir a volta ao mundo do navio-escola Sagres.
Um abraço.
29 de janeiro de 2010 às 10:36
Obrigado pela ideia e pela visita!
6 de fevereiro de 2010 às 21:38
Muito giro!
Devem ter feito, um trabalho maravilhoso!!!
O Miguel, tem o seu talento!
Já sabem, continuem!!!!
Abraço